Operação freia desvios do Fundeb e Transporte Escolar, em Alagoas



A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam nesta terça-feira (20), operação especial conjunta para desarticular um esquema de desvio de recursos federais no município alagoano de Traipu. O esquema envolve, além do prefeito e da primeira-dama do município, dois secretários, um ex-secretário municipal e três seguranças do prefeito.

A operação vai fazer a prisão preventiva de oito pessoas: o prefeito, a primeira-dama, dois secretários e um ex-secretário, além de três seguranças do prefeito. Também será cumprida a prisão temporária do tesoureiro do município. Além disso, serão cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em 13 residências e em três órgãos da prefeitura.

A ação, chamda Operação Tabanga, é um desdobramento da Operação Mascotch, realizada em março deste ano para desbaratar um esquema criminoso responsável pelo desvio de recursos da merenda escolar em 13 municípios alagoanos, incluindo Traipu. 

Segundo a investigação, os envolvidos usavam os recursos da merenda para o pagamento de compras pessoais, incluindo uísque 12 anos, vinho e ração para cachorro.


Reincidentes

Dessa vez, fiscalizações feitas pela CGU apontaram indícios de desvios da ordem de R$ 8,2 milhões de recursos do Fundeb e do Programa de Transporte Escolar no período de 2007 a 2010. Entre as irregularidades constatadas, estão indícios de licitações simuladas, de pagamentos por serviços não realizados, de montagem/simulação de prestações de contas e de aquisições de materiais ou serviços não contemplados pelos programas examinados.

Pelo menos três das pessoas procuradas pela Operação Tabanga já tinham sido presas também na operação Mascotch: a primeira-dama de Traipu, Juliana Kummer, o secretário de Compras do município, Charles Douglas Amaro Costa, e o ex-secretário de Administração, Francisco Albuquerque dos Santos, que também já foi preso por conta da Operação Carranca.


Fonte:
Controladoria Geral da União



20/09/2011 14:03


Artigos Relacionados


Operação conjunta desmonta quadrilha que fraudava merenda escolar em Alagoas

Operação: EMTU/SP divulga o novo regulamento do Transporte Escolar Metropolitano

Cristovam Buarque alerta para gravidade de desvios de recursos do Fundeb

Desvios na aplicação de recursos da merenda escolar poderão levar o gestor à prisão

Operação combate desvios de recursos do ICMBio

Investimento de R$ 400 mi vai melhorar o transporte coletivo em Alagoas