Cristovam Buarque alerta para gravidade de desvios de recursos do Fundeb
A Controladoria-Geral da União denunciou desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a fiscalização da CGU em 73 municípios constatou que 69,3% das verbas destinadas foram utilizadas em ações incompatíveis com os objetivos do fundo, como compra de carros de luxo, lanchas, chácaras e bebidas para festa de políticos em campanha.
Segundo editoriais publicados em vários jornais, ressaltou Cristovam, o relatório da CGU aponta superfaturamento, fraude em licitações, gastos perdulários e falhas administrativas como os principais elementos de desvio. Para o senador, esses atos configuram crime contra a humanidade, uma vez que são praticados contra crianças.
- Tirar dinheiro de criança é mais grave ainda do que tirar dinheiro genericamente - disse o senador, ao informar que, a cada ano, o Fundeb transfere R$ 10 bilhões a estados e municípios, dos quais grande parte é desviada.
Na visão de Cristovam Buarque, a federalização da educação, poderá garantir que os recursos do Fundeb sejam efetivamente gastos na educação básica. Para isso, informou ter apresentado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2013, que responsabiliza a União pelo financiamento da educação básica pública. Em sua avaliação, a União deve assumir a responsabilidade pela educação das crianças brasileiras para que haja educação de qualidade em todo o Brasil.
09/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam Buarque alerta para a violência nas escolas
Cristovam Buarque alerta para risco de fracasso da Rio+20
Cristovam Buarque alerta para esgotamento da democracia brasileira
Cristovam Buarque alerta para fragilidades da economia brasileira
Cristovam defende fundações universitárias, mas critica desvios de recursos
Cristovam Buarque quer recursos do petróleo e etanol para a educação