Operadores da Saúde têm até esta 5a para apresentar declaração de gastos com serviços médicos dos contribuintes



O prazo para a entrega da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) — documento obrigatório para todas as pessoas jurídicas e equiparadas, prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde — termina nesta quinta-feira (31) .

É o primeiro ano de exigência desta declaração. Segundo o Ministério da Fazenda, até as 23h dessa terça-feira (29) 44.302 documentos haviam sido recebidos pela Receita Federal.

A Dmed é um dos instrumentos utilizados pela Receita Federal para verificar se os gastos com saúde declarados pelos contribuintes correspondem aos declarados pelo setor e vice-versa. O objetivo é identificar as deduções indevidas de despesas médicas feitas pelo contribuinte.

Quem deixar de entregar a Dmed, ou entregar fora do prazo, pode receber multa de R$ 5 mil. Já no caso de informação omitida, inexata ou incompleta, a multa será de 5% do valor das transações comerciais, por transação, sendo no mínimo R$ 100.

A prestação de informações falsas na Dmed, alerta a Receita, configura hipótese de crime contra ordem tributária. A declaração deve ser transmitida pela internet no site da Receita Federal.


Fonte:
Ministério da Fazenda

 

30/03/2011 17:38


Artigos Relacionados


Receita Federal divulga modelo para Declaração de Serviços Médicos

Diário Oficial traz procedimentos para apresentação de declaração de serviços médicos

Ao apresentar balanço do Ministério da Saúde, Padilha reconhece que falta de médicos é 'desafio crítico'

Receita diz que contribuintes deixam entrega da declaração do IR para última hora

Contribuintes podem ajustar declaração de IR

Contrato entre planos de saúde e rede de serviços médicos pode ser obrigatório