"Opinião Nacional" discute a guarda compartilhada de filhos
Debate vai ao ar pela TV Cultura nesta quinta-feira, 19
Na última sexta-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que institui a guarda compartilhada de filhos de casais divorciados, uniões estáveis ou de relações eventuais. A novidade, que afeta a família brasileira, será debatida na TV Cultura nesta quinta-feira, 19, às 22h40, no programa Opinião Nacional, apresentado por Alexandre Machado.
Antes, tínhamos a guarda unilateral, quando a criança fica apenas sob a responsabilidade do pai ou da mãe que toma todas as decisões referentes à educação e ao dia-a-dia. Com a guarda compartilhada, ambos devem participar de todas as decisões sobre a vida da criança. As atribuições de cada um e os períodos de convivência são definidos pelo juiz.
Para debater o novo formato de guarda dos filhos, o Opinião Nacional convidou Giselle Groeninga, psicanalista, diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família; Rodrigo Dias, jornalista, presidente da ONG Pais para Sempre; Henrique Nelson Calandra, desembargador, presidente da Associação Paulista de Magistrados; e Demóstenes Torres, senador do DEM-GO.
Da Fundação Padre Anchieta
(M.C.)
06/19/2008
Artigos Relacionados
Lei que institui a guarda compartilhada dos filhos já está em vigor
Plenário aprova projeto sobre a guarda compartilhada de filhos
Ângela Portela defende mais equilíbrio na guarda compartilhada de filhos
CCJ aprova projeto que permite guarda compartilhada de filhos por pais separados
Especialistas defendem guarda compartilhada para evitar a alienação parental
Especialistas sugerem guarda compartilhada para prevenir alienação parental