Oposição consegue as 27 assinaturas necessárias para abrir CPI do Ministério dos Transportes



O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) confirmou há pouco, à Agência Senado, que a oposição conseguiu as 27 assinaturas necessárias para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve apurar denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes. Segundo ele, a última assinatura foi a do senador Reditario Cassol (PP-RO), suplente de Ivo Cassol, que está licenciado.

De acordo com o Regimento Interno do Senado, são necessárias as assinaturas de um terço dos parlamentares da Casa para que seja aceito o requerimento de abertura da CPI.

Ao final de junho, a Revista Veja divulgou denúncias de superfaturamento de obras e de existência de um esquema de recebimento de propina, paga por empreiteiras, a funcionários do Ministério dos Transportes. As denúncias indicavam também que o dinheiro irregular supostamente beneficiaria o PR, partido responsável pelo comando dos Transportes e do qual o senador Alfredo Nascimento (AM) é presidente nacional.

As denúncias acabaram por provocar a demissão de Nascimento do cargo de ministro e de mais 26 pessoas no Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nas últimas semanas. Com a saída de Nascimento, o comando do Ministério dos Transportes passou para Paulo Sérgio Passos, que era secretário-executivo de Nascimento. Passos também é do PR, mas é apontado pela imprensa como uma escolha pessoal da presidente Dilma Rousseff.

Mais informações a seguir



02/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição consegue 28 assinaturas para novo requerimento da CPI dos cartões

Oposição recomeçará coleta de assinaturas para CPI dos Transportes

Oposição vai continuar buscando assinaturas para viabilizar CPI dos Transportes, afirma Agripino

CPI da Espionagem já tem assinaturas necessárias para instalação

Mário Couto informa que já tem as assinaturas necessárias para criar a CPI da Previdência

Requerimento da CPMI já tem assinaturas necessárias