Oposição já escolheu parlamentares que terão acesso às auditorias do TCU



A presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), afirmou nesta terça-feira (22) já ter enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) ofício com os nomes dos parlamentares oposicionistas que terão acesso às auditorias realizadas pelo tribunal sobre gastos, inclusive sigilosos, realizados com cartões corporativos do governo federal.

Segundo Marisa Serrano, a comissão aguarda apenas os nomes dos parlamentares governistas para marcar a primeira visita ao TCU. Os oposicionistas que irão ao TCU são os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF), Vic Pires (DEM-PA) e Índio da Costa (DEM-RJ).

A comissão que analisará as auditorias feitas pelo TCU será formada por oito parlamentares, sendo quatro da oposição e quatro do governo. As visitas poderão ocorrer até 22 de maio e os parlamentares poderão ir ao tribunal em grupo ou individualmente para examinar os dados. De acordo com Marisa Serrano, se houver vazamento de informações, os parlamentares serão responsabilizados por seus atos de acordo com o Regimento Interno do Senado, podendo até serem levados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Marisa Serrano informou não haver depoimentos marcados na CPI Mista para a próxima semana. Nesta semana, os parlamentares deverão focar o trabalho no exame de documentos recebidos pela comissão, disse a presidente.

- Eles precisam ter pelo menos esta semana para ter uma noção do universo dos documentos que chegaram - defendeu.

Convocação de Dilma

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou no fim da tarde da última quarta-feira (16), na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), requerimento solicitando a anulação da convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar a respeito de suposto dossiê sobre gastos do governo passado com cartões corporativos . O requerimento ainda não foi votado porque não houve reunião da CI desde a apresentação do documento.

Jucá afirmou, em entrevista na semana passada, que apresentaria o pedido da anulação da convocação porque a iniciativa de convocar a ministra para falar sobre uso de cartões corporativos estaria fora da competência da CI.

- A ministra Dilma virá à CI para tratar do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]. Mas a comissão não tem nenhuma pertinência com inquisição sobre cartão corporativo ou investigação da Polícia Federal - afirmou Jucá.

No último dia 15, a CI aprovou requerimento do senador Mário Couto (PSDB-PA) convocando a ministra a responder às perguntas dos senadores sobre o suposto dossiê. Cinco requerimentos convocando Dilma Rousseff para comparecer à CPI Mista dos Cartões Corporativos já foram rejeitados.



22/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicados parlamentares que terão acesso a dados sigilosos no TCU

Parlamentares terão acesso a material sigiloso da CPI a partir de segunda

Parlamentares terão acesso a dados sigilosos auditados pelo TCU

Marisa Serrano vai ao TCU e garante que parlamentares terão acesso a documentos sigilosos

Renan: Dilma ouvirá parlamentares da oposição

Parlamentares de oposição elogiam postura independente de ACM