Oposição obstrui LDO até instalação do Conselho de Ética



Depois de esperar por quase duas horas pelos senadores da base do governo na sala de reuniões nº 2, no final desta terça-feira (14), senadores da oposição afirmaram que não pretendem votar qualquer matéria enquanto não for eleito o novo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os senadores governistas não compareceram à reunião, tornando impossível a eleição.

VEJA MAIS

Os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marisa Serrano (PSDB-MS) disseram à imprensa que a oposição tentará impedir inclusive a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Sem essa votação, o Congresso não poderá começar oficialmente o recesso de 15 dias de meio de ano, que teria início sábado (18). O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que também esperou pela reunião, manifestou a intenção de obstruir as votações, pelo mesmo motivo.

Demóstenes disse que os senadores da base do governo não compareceram à reunião "por briga entre eles para ver quem será o presidente do Conselho de Ética". Segundo o parlamentar, o PMDB teme que, se um senador de outro partido assumir a presidência do conselho, a representação do PSOL ou as denúncias do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) contra o presidente do Senado, José Sarney, "poderão levar até a um pedido de cassação".

Pelo Regimento Interno do Senado, depois de eleitos pelo Plenário os novos integrantes do Conselho de Ética, o que ocorreu na tarde desta terça-feira (14), o senador mais idoso preside a reunião destinada à eleição do presidente do conselho. O mais idoso é o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), mas ele não compareceu à reunião. Estava presente o segundo mais idoso, senador Eliseu Resende (DEM-MG), mas não houve quórum para a eleição.

Da Redação / Agência Senado



14/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sessão é suspensa para instalação da CPI da Petrobras e do Conselho de Ética

Suplicy cobra rapidez na instalação do Conselho de Ética do Senado

Partidos da oposição deixam o Conselho de Ética

Senadores querem imediata instalação do Conselho de Ética e investigação de irregularidades pelo MP

Jefferson Péres cobra instalação do Conselho de Ética; Renan lembra que sua parte já foi feita

Oposição pede investigação de Jader pelo Conselho de Ética