Oposição protocola mandado de segurança para derrubar sessão
Os líderes do DEM, do PSDB e do PSOL, José Agripino (RN), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Randolfe Rodrigues (AP), respectivamente, protocolaram um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, contra o procedimento de votação da MP dos Portos (MP 595/2012). O documento foi encaminhado ao STF por meio eletrônico. Segundo eles, a condução da votação é “contrária às diretrizes constitucionais”.
Os senadores pedem que a tramitação da MP seja suspensa para que o Senado cumpra seu papel constitucional de casa revisora do Parlamento. Eles alegam que, em razão da “flagrante complexidade da matéria” e o escasso tempo para exame das modificações, fica aniquilada a prerrogativa dos senadores de emendar o texto.
“Não há como esconder que há, de fato, um fundado receio de que o Plenário do Senado Federal, que se encontra agora reunido e empurrado por uma maioria episódica, atropele e subverta o devido processo legislativo”, argumentam no texto do mandado.
Os senadores observam que a matéria encaminhada na manhã desta quinta-feira pela Câmara ao Senado recebeu 678 emendas, o que inviabiliza o conhecimento de seu inteiro teor. Devido ao acolhimento de emendas, a MP tramita como Projeto de Lei de Conversão (PLV) 9/2013.
“ Não há dúvida que a ameaça concreta de votação do PLV 9/13 sem garantir ao Senado tempo minimamente razoável para sua análise empresta ao Senado um papel meramente cartorial, e, nessa medida, escancaradamente inconstitucional”.
Caso a matéria seja aprovada, os parlamentares pedem que o STF determine a anulação da deliberação legislativa, que, acrescentam os líderes oposicionistas, não observou o intervalo mínimo necessário para análise das modificações.
Eles requerem ainda a notificação do presidente do Senado para que preste informações no prazo de 10 dias, que seja dada ciência à Advocacia-Geral da União e ainda intimado o Ministério Público para manifestar-se sobre o tema.
16/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta protocola mandado de segurança para anular sessão do Congresso
Oposição vai protocolar mandado de segurança no STF para garantir instalação da CPI da Petrobras
Oposição impetra mandado de segurança por CPI da Petrobras nesta terça
PEC pode tornar gratuitas as ações de mandado de segurança e de mandado de injunção
Oposição entra no STF com mandado pedindo CPI exclusiva para investigar a Petrobras
Oposição protocola pedido de criação de CPI Mista para investigar a Petrobras