Oposição quer CPI para apurar denúncias de ACM



A oposição vai insistir na instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para apurar denúncias de irregularidades no Executivo, especialmente as que envolvem o ex-secretário da Presidência da República Eduardo Jorge. De acordo com o líder da Oposição no Senado, José Eduardo Dutra (PT-SE), 109 deputados e 19 senadores já assinaram o requerimento de criação da Comissão. Faltam ainda 62 assinaturas na Câmara e oito no Senado para que a CPI seja instalada. O pedido conta com o apoio de parlamentares do PT, PDT, PcdoB, PPS, PL, PSL, PV e PSB.

Na avaliação dos líderes oposicionistas, somente uma comissão de inquérito terá os instrumentos necessários para investigar as irregularidades apontadas pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

- A tarefa de apuração é da CPI, que teria todos os instrumentos para discutir toda esta lama que cobre o governo. Nossa estratégia agora é intensificar a coleta de assinaturas - adiantou o líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA).

Com a divulgação por Antonio Carlos de denúncias referentes a corrupção no governo federal, os partidos oposicionistas resolveram intensificar o recolhimento de assinaturas para a criação da CPI. O requerimento, apresentado em junho do ano passado, pede a apuração de irregularidades na liberação de recursos para a obra do TRT de São Paulo, mas também refere-se à possibilidade de investigação de desvio de recursos "em outras obras ou concessões na administração pública".

A oposição anunciou que vai visitar todos os gabinetes dos parlamentares que não assinaram o requerimento da CPI e conclamar deputados e senadores a uma "cruzada contra a corrupção".

01/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer apurar novas denúncias de desvios na Previ

Oposição quer CPI para investigar denúncias

Oposição quer que Comissão Representativa se pronuncie sobre denúncias contra Jader

EDUARDO JORGE DIZ QUE É CONTRA CPI PARA APURAR DENÚNCIAS

CGU instaura auditoria para apurar denúncias de irregularidades no Denatran

Ministério da Agricultura abre sindicância para apurar denúncias