ORÇAMENTO EM CD-ROM REDUZ CUSTOS DE PUBLICAÇÃO EM 80%
A publicação dos dados em mídia digital configurou um salto tecnológico para o Senado, na opinião de Claudionor, e garantiu que um trabalho feito usualmente em cinco ou seis dias levasse apenas 48 horas. Numa primeira tiragem da publicação, foram feitas 300 cópias em CD-ROM e outras 300 em papel. No ano passado foram publicados 1.200 exemplares e gastos, no processo, 2.302 folhas de filmes, 1.765 chapas negativas e 80 bobinas de papel offset. Cada exemplar atingiu 1,5 metro ao final do processo, e só as 14 mil emendas apresentadas preencheram 20 mil páginas.
Cada CD custa para o Senado R$ 2,75 e será vendido ao público por R$ 10. As primeiras informações referentes ao Orçamento de 2001 ocuparam apenas 20% do CD-ROM. A medida que a matéria for tramitando, explicou Claudionor, o CD será acrescido de novos dados, até ter todo o processo completo. O orçamento passa por cinco fases de tramitação: publicação de avulso, recebimento de emendas, exame pelas comissões, votação no plenário e aprovação.
Em carta veiculada junto com o CD, o presidente do Senado Federal, senador Antonio Carlos Magalhães, lembrou que a distribuição em papel do Orçamento da União sempre teve custo extremamente elevado em termos de hora-homem-máquina e que a iniciativa representa redução "extraordinária" nos custos para o Congresso Nacional.
O secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, disse ter pedido no ano passado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável pela emissão do orçamento, uma cópia do documento em meio digital. Esse ano, isso se tornou realidade. Mas faltava na versão do Executivo a mensagem do presidente. A lacuna foi preenchida pelo Núcleo de Multimídia da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, que preparou uma versão do CD com a íntegra do Orçamento, a ser distribuído a partir desta quarta-feira (dia 6). "O CD-ROM está completo, são sete volumes", disse Carreiro. Há informações também nas páginas www.senado.gov.br e www.planejamento.gov.br.
05/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Substituição de camundongos reduz custos dos estudos científicos
Butantan substitui camundongos e reduz custos dos estudos científicos
Pacote agrícola renegocia dívidas, mas não reduz custos do produtor
Semáforo plano mais leve reduz custos de instalação e manutenção
César Borges: Senado reduz em até 74% os custos de manutenção de seus veículos
Imprensa Oficial reduz em 30% os valores para publicação no Diário Oficial