Ordem do Mérito Científico será entregue nesta segunda (21)
Em solenidade às 10h de segunda-feira (21), no Museu Nacional de Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, representando a presidenta Dilma Rousseff, entrega as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico aos agraciados de 2010. Recebem a honraria 68 personalidades nacionais e estrangeiras.
Na mesma ocasião, os presidentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) recebem, em nome das respectivas entidades, a Medalha Nacional do Mérito Científico, outorgada pela Presidência da República a pessoa jurídica que realiza trabalho de relevância no campo da ciência e tecnologia. A cerimônia integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Acesse aqui a lista de agraciados.
Processo de escolha
A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, é a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Os agraciados são indicados por entidades e autoridades ligadas à área científica e tecnológica, como Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Há duas classes de membros, grã-cruz e comendador. O membro admitido ou promovido recebe estojos com as insígnias de grã-cruz ou comendador, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem.
São escolhidos cientistas com contribuição relevante à ciência e tecnologia nas áreas de ciências biológicas, físicas, ciências agrárias, ciências da terra, química, matemática, ciências sociais e humanas, ciências tecnológicas, engenharias. Há ainda a categoria de personalidades nacionais ou estrangeiras, destinadas a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Homenagem
Durante a solenidade, será prestada homenagem póstuma ao físico polonês George Charpak, vencedor do Prêmio Nobel de 1992 e que atuou na área de física nuclear e de partículas em várias instituições científicas, incluindo o Cern, organização europeia para a pesquisa nuclear.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
18/10/2013 16:22
Artigos Relacionados
Brasília sedia premiação da Ordem Nacional do Mérito Científico
Brasília sedia premiação da Ordem Nacional do Mérito Científico
Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão será entregue nesta segunda-feira
Prazo para indicações a Ordem do Mérito Cultural terminam nesta sexta
Instituto Butantan recebe Medalha Nacional do Mérito Científico
Entrega do Prêmio Mérito Legislador será nesta terça-feira