Orquestra de alunos de escolas públicas apresenta-se no Congresso Nacional



Alunos de escolas públicas de Tatuí (SP), cidade de cerca de 120 mil habitantes, apresentaram-se no Salão Negro do Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira (13). A Orquestra de Metais Lira Tatuí, que veio a Brasília para o Festival Internacional de Inverno, teve como platéia funcionários do Congresso e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O senador aproveitou a ocasião e, logo depois da apresentação,defendeu a aprovação do projeto de lei que torna obrigatório o ensino da música na educação básica em todo o Brasil. O projeto, relatado por Cristovam, é de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

Fundada há cinco anos pelo maestro Adauto Soaresda Silva Zambonini e por sua mulher, Silvia Zambonini, a Orquestra de Metais Lira Tatuí é uma entidade privada para atender alunos de escolas públicas. Adauto Zambonini contou que, para fundar a orquestra, pediu demissão da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Em Tatuí, o maestro vive do trabalho na Oficina de Instrumentos Musicais. Ele fabrica e reforma instrumentos (como trompas e trompetes).

- Nessa oficina, já recebi músicos de todo o Brasil e do mundo inteiro, da Filarmônica de Berlim e de Chicago, por exemplo. A oficina reforma todosos instrumentos de metal - informou o maestro.

A orquestra-escola tem 75 crianças e a lista de alunos na espera para matricular-se já ultrapassa o dobro desse número. Adauto Zambonini disse que a música é um importante instrumento de socialização dos jovens, principalmente os mais carentes. E contribui para o desenvolvimento psicomotor, emocional e afetivo dos alunos.

- Eles pedem 'por favor' para poder entrar, mas infelizmente não temos estrutura. O que apresentamos hoje aqui foi ensaiado na rua, não temos sede. Não temos condições para absorver. É muita força de vontade das crianças - disse o maestro.

A diretora do Festival e chefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), professora Beatriz Sales, disse que as atividades de incentivo à educação musical das crianças carentes deve tornar-se uma política pública. Esse é um dos objetivos do Festival Internacional de Inverno, segundo ela. Uma realização da UnB, o festival é patrocinado pela Petrobras, pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Universitária de Brasília.



13/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Alunos de escolas públicas poderão assistir ensaios abertos da Orquestra Sinfônica do Esta

CDH aprova projeto que garante vaga nas escolas técnicas aos alunos de escolas públicas

Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro recebem kit de ciências

Unicamp: Alunos de escolas públicas têm melhor desempenho

Alunos de escolas públicas comemorarão Dia da Criança no Senado

Alunos de escolas públicas vão receber computadores portáteis em 2012