Osesp faz primeira audição mundial de obra de Ripper



A Sala São Paulo recebe, para estréia mundial, nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, João Guilherme Ripper com a obra Desenredo. Nascido em 1959, no Rio de Janeiro, Ripper foi regente de diversas orquestras, como a Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra da Rádio Cultura de SP e a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, além de ter sido premiado, em 2000, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Desenredo narra o conflito entre os cantadores Arnoldo Choenbergue e Inácio de Catingueira, que, a exemplo do repente nordestino, se enfrentam com as palavras e a música, em busca de um único objetivo: a fama.

Tendo sido composta entre 2007 e 2008, a composição é fruto da mistura entre as regras clássicas do lirismo musical e da livre criação, ou seja, o tonalismo e o atonalismo. A obra é também um agradecimento bem-humorado a John Neschling, pela oportunidade de escrever Desenredo para o Coro e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Ainda dentro do programa de apresentações, a Osesp irá executar obras de Dmitri Shostakovich, músico russo do início do século XX, que teve grande relevância na vida política de seu país, e Maurice Ravel, famoso por “seu” Bolero, que terá apresentada sua Daphnis et Chloé, suítes 1 e 2.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes s/nº

Tel.: (11) 3223-3966

De R$ 28 a R$ 98

Aposentados, professores da rede estadual, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada

Da Secretaria de Cultura



04/29/2008


Artigos Relacionados


Orquestra Sinfônica Paulista faz primeira audição com arranjos recuperados do Acervo da Record

Músicos da OSESP serão solistas de intrigante obra de Mozart

Turnê mundial da Osesp passa pela Europa

Osesp é a primeira orquestra brasileira a participar de renomado festival de música em Londres

Começa primeira obra do PAC Cidades Históricas em SP

SP inaugura primeira obra do Programa Pró-Vicinais