Osmar Dias defende ajuda da União a universidades estaduais
O senador Osmar Dias (PDT-PR) informou ao Plenário que foi aprovado nesta terça-feira (16), pela Comissão de Assuntos Econômicos, projeto de sua autoria (PLS 02/07) que autoriza a União a bancar parte dos custos das universidades estaduais. Ele lamentou que a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), tenha ameaçado pedir vista do projeto, pois discordava do texto original da proposta, que determinava à União investir nas universidades estaduais - no final, foi aceita emenda que tornou o gasto apenas autorizativo.
- No Paraná, metade dos alunos das universidades estaduais vem de outros estados. Por isso, é justo que o governo federal participe do financiamento destas escolas. Afinal, a União fica com 63 por cento da arrecadação do país - argumentou o senador.
Osmar Dias perguntou se não seria mais barato para o país incentivar as universidades estaduais já existentes em vez de se criar novas universidades federais nos estados. Disse que preferiu aceitar o acordo para mudar o texto do projeto para autorizativo a correr o risco de ver a proposta "ficar uns dez anos" nas gavetas do Senado. Ele pediu aos senadores da Comissão de Educação, para onde o projeto será enviado, que acelerem sua votação.
Para o senador, é lamentável a estratégia do governo de engavetar ou copiar projetos interessantes apresentados no Congresso.
- Quando o projeto é bom, o governo copia ou baixa uma medida provisória com o mesmo conteúdo - criticou.
16/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias defende participação da União no financiamento das universidades estaduais
Osmar Dias defende escola em tempo integral e verbas da União nas universidades estaduais
Osmar Dias defende projeto que autoriza União a destinar recursos para universidades estaduais
Osmar quer ajuda da União para universidades estaduais
Osmar Dias protesta por atraso em votação de projeto que ajuda universidades estaduais
Reitores pedem maior ajuda da União a universidades estaduais e municipais