Osmar Dias defende investimento em tecnologia para a preservação do meio ambiente
O senador Osmar Dias (PDT-PR), em discurso no Plenário no Dia Mundial do Meio Ambiente, defendeu investimentos em ciência e tecnologia como forma de preservar o meio ambiente. Ele explicou sua tese citando a produção de grãos no país, que em 17 anos saltou de 58 milhões de toneladas anuais para 130 milhões, aumentando 126%.
- De onde vem o aumento de 126%? Apenas 21% se referem à ampliação da área, e 105% se referem ao aumento de produtividade; portanto, à tecnologia.
O senador observou que quanto mais liberdade se der para o avanço e o progresso da ciência, "quanto mais o país investir em ciência e tecnologia, mais vai avançar na preservação de seus recursos naturais".
Osmar Dias enfatizou que justamente a questão ambiental pode levar o Brasil a um grande salto na economia, com geração de empregos e distribuição de renda a partir da produção do etanol e do biodiesel. Estados Unidos e Europa, assinalou o senador, vão precisar do Brasil para a nova matriz energética que se delineia.
- O Brasil pode ser o grande produtor de energia deste século - afirmou
O senador chamou a atenção para a necessidade de investimentos, em especial, na tecnologia de produção de bioenergia e na definição do zoneamento agroecológico, para determinar as melhores áreas de culturas como a cana-de-açúcar. A falta de tais providências, avaliou, pode levar o país a um vexame. Disse também que a produção de alimentos não afeta as florestas, graças à tecnologia, que permitiu a melhora da produtividade. Na Amazônia, a área plantada corresponde a 0,23% da área total da floresta.
05/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS DEFENDE PRESERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES
Osmar Dias critica ministro do Meio Ambiente
Osmar Dias diz que soja transgênica não afeta meio ambiente
Vanessa Grazziotin defende programa que incentiva preservação do meio ambiente
Assentamentos do MS recebem R$ 2 milhões para preservação do meio ambiente
Casagrande sugere novos modelos para preservação de meio ambiente