Osmar Dias homenageia Ocepar por seus 38 anos



O senador Osmar Dias (PDT-PR) homenageou, em Plenário, nesta quarta-feira (1º), a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) pela passagem dos seus 38 anos, a serem comemorados no próximo dia 2 de abril. Ele salientou que a entidade representa todos os cooperados e cooperativas do Paraná, sendo "um exemplo de competência, ética e seriedade e um instrumento poderoso para o desenvolvimento do estado".

A Ocepar, disse o senador, é uma força que impulsiona a economia do Paraná, atuando em 12 ramos, dentre eles cooperativas de produção, de crédito, de saúde, de trabalho e de infraestrutura e de eletrificação rural. Segundo o senador, mais de 1,250 milhão de trabalhadores estão empregados no sistema cooperativista no Paraná, que teve R$ 25 bilhões de faturamento em 2008.

Segundo Osmar Dias, as cooperativas chegam a movimentar 70% do total da economia do Paraná, em cada cultura, estão inseridas em praticamente todas as regiões do estado, e contam com 500 mil cooperados ou filiados. Essas instituições, disse o senador, também têm buscado o aumento da produtividade no campo e a geração de novas tecnologias, especialmente com a criação da Cooperativa Central de Pesquisas (Coodetec), responsável por 25% das sementes de soja e 25% das sementes de trigo plantadas no Brasil.

O senador mencionou a aprovação de projeto (PLS 293/99) do senador Gerson Camata (PMDB-ES), do qual foi relator, que beneficia as cooperativas, estabelecendo normas para o funcionamento das instituições financeiras constituídas sob a forma de cooperativas de crédito, o que permitirá a captação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Osmar Dias cobrou ainda a aprovação de projeto de sua autoria (PLS 3/07) que estabelece regra diferente para a cobrança de tributo das cooperativas, cria uma entidade representativa de cooperados da agricultura familiar e permite o aporte de capital, entre outros pontos. A matéria aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está sendo relatada pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES).

O cooperativismo de crédito, acrescentou o senador, serve como ferramenta essencial e indispensável para irrigar a economia, especialmente no interior do país, estimulando a permanência e evitando o êxodo. Ele mencionou ainda os benefícios do sistema de cooperativas, que dá segurança aos produtores e é democrático na distribuição dos lucros.

Anteriormente, o parlamentar criticou a postura do senador que presidia os trabalhos no início da sessão, Mão Santa (PMDB-PI), que não o inscreveu para falar como líder, como determina o Regimento Interno e fez inúmeros discursos da cadeira da Presidência. Segundo Osmar, "é preciso ter um mínimo de disciplina, porque senão a Mesa fala e o Plenário não fala, e esta é uma Casa democrática que tem que ouvir todas as opiniões".



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias parabeniza PUC-PR pelos seus 50 anos

Osmar Dias reclama de vetos presidenciais a seus projetos e diz que Executivo atendeu a 'lobbies'

Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos

Virgílio homenageia Parintins nos seus 155 anos

Plenário homenageia Niemeyer por seus 95 anos

Senado homenageia Universidade de Fortaleza por seus 40 anos