Osmar Dias reclama de vetos presidenciais a seus projetos e diz que Executivo atendeu a 'lobbies'



Em pronunciamento nesta terça-feira (27), o senador Osmar Dias (PDT-PR) lamentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha vetado dois projetos de lei de sua autoria no período de um ano. O primeiro estabelecia o tempo máximo de direção e os intervalos na jornada diária de trabalho dos caminhoneiros. A segunda proposição obrigava as concessionárias de serviços públicos a publicar uma planilha trimestral para esclarecimento dos consumidores quanto aos fatores levados em conta na composição das tarifas.

Osmar Dias explicou que o primeiro projeto iria contribuir para a segurança nas estradas, tendo em vista que atualmente muitos caminhoneiros são obrigados a dirigir por mais de 10 horas ininterruptas, o que eventualmente favorece a ocorrência de acidentes fatais. O senador rechaçou o argumento do Executivo de que o projeto iria encarecer o preço das mercadorias e o gasto das transportadoras, que seriam obrigadas a contratar mais motoristas.

- Conversa fiada. Não é custo Brasil coisa nenhuma, mas a ganância das transportadoras que não concordaram com a minha lei. Não podemos aumentar o custo Brasil, mas podemos aumentar o número de mortos nas estradas - afirmou.

Em relação ao segundo projeto, Osmar Dias explicou que a proposta, que tramitou por quase dez anos no Congresso Nacional, obrigava as concessionárias de serviços públicos a detalhar os valores investidos em suas atividades - a exemplo da cobrança de pedágios em rodovias -, tornando mais transparente os critérios de cobrança ao público consumidor.

- O veto atendeu ao interesse não dos usuários das rodovias. Atendeu às concessionárias de pedágios que desejam continuar cobrando o que querem, abusando da paciência do contribuinte e do consumidor, sem ter que prestar contas - afirmou.



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Postal conta com o apoio da Assembléia para derrubar vetos do Executivo a seus projetos

CONGRESSO VOTA VETOS PRESIDENCIAIS A 21 PROJETOS DE LEI

Congresso mantém vetos presidenciais a cinco projetos

CONGRESSO NACIONAL APRECIA NA QUARTA VETOS PRESIDENCIAIS A 60 PROJETOS

Wellington Dias defende manutenção de vetos presidenciais

Comissões mistas examinam vetos presidenciais parciais a projetos de lei de conversão