Osmar Dias: Opiniões contrárias aos biocombustíveis são patrocinadas por produtores de petróleo
As opiniões contrárias à produção dos biocombustíveis - de que estes estariam roubando espaço dos alimentos nas lavouras, o que acabaria levando o mundo à guerra - são patrocinadas por quem produz petróleo. Essa é a análise do senador Osmar Dias (PDT-PR), externada em discurso nesta terça-feira (15).
- São discursos que atendem a interesse de quem quer continuar vendendo petróleo a preço de ouro, e o Brasil não pode se curvar a quem defende esses interesses - afirmou.
O parlamentar considerou "infeliz" a declaração do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, condenando a produção de etanol e propondo moratória por cinco anos na produção de biocombustíveis obtidos a partir de plantas alimentícias. O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial também se posicionaram no mesmo sentido. Para Osmar Dias, a declaração é um "exagero", e o Brasil, com toda sua extensão territorial, é plenamente capaz de produzir tanto alimentos quanto biocombustíveis.
- O Brasil produz quase um bilhão de litros de biodiesel, tem capacidade para produzir três bilhões, e ninguém pode dizer que diminuiu a produção de alimentos. Batemos um recorde atrás do outro e, este ano, a expectativa é de produzirmos 140 milhões de toneladas. E basta uma alteração na política do setor produtivo para chegarmos a 200 milhões de toneladas - afirmou.
Osmar Dias destacou o potencial produtivo do país, que "está longe de ser utilizado", com áreas de cerrado de 90 milhões de hectares e área para pastagens de 150 milhões de hectares.
15/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias propõe zoneamento agro-ecológico para produção de biocombustíveis
Osmar Dias propõe zoneamento agro-ecológico para produção de biocombustíveis
Osmar Dias quer auxílio para produtores de trigo
Osmar Dias cobra implantação do seguro para produtores rurais
OSMAR DIAS REQUER INFORMAÇÕES SOBRE DÍVIDAS DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS
Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais