Osmar Dias quer auxílio para produtores de trigo
O senador afirmou que o produto teve produção recorde no Brasil e no mundo neste ano, o que fez os preços despencarem. Os produtores brasileiros estão sendo obrigados a vender por R$ 420 a tonelada de trigo, quando o custo de produção é de R$ 450. Para tentar melhorar a situação, apresentaram um documento ao governo com uma série de propostas emergenciais.
Os produtores pretendem que sejam disponibilizados contratos de venda de trigo para o governo; realizados leilões para viabilizar o escoamento da produção; criada uma linha de crédito para comercialização do produto além de disponibilização de incentivos para a troca de produto da safra de 2003 pela de 2004.
As propostas emergenciais dos produtores para o Congresso são a inclusão de recursos para que o Ministério da Agrigultura possa auxiliar na comercialização da safra no Orçamento da União para 2005; inclusão do trigo entre os produtos de cesta básica atendidos com isenção de impostos; unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) do trigo em 7%; veto de entrada de farinha importada que esteja fora dos padrões do Ministério da Agricultura e fiscalização de adição de produtos na pré-mistura de trigo importado.
26/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'
OSMAR DIAS QUER REDUZIR ALÍQUOTA DO ICMS COBRADO DA FARINHA DE TRIGO
Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais
Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços
Osmar Dias adverte: "Pode faltar trigo em junho"
Osmar Dias: omissão do governo e fraude favorecem trigo argentino