OSMAR DIAS: PESSOAS LIGADAS A GRECA TRABALHAM PARA A MÁFIA



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) usou indícios colhidos pelos procuradores da República Luiz Francisco Fernandes de Souza e Guilherme Zanina Schelb para acusar o ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, de ligação com donos de bingos e integrantes da máfia italiana. Conforme o senador, a elaboração da portaria que possibilitou a instalação dos bingos eletrônicos foi discutida em reunião realizada secretamente na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da qual participaram donos de bingos, funcionários da Conab e o advogado Paulo Araújo.
Com base em informações de que todas essas pessoas frequentavam o gabinete de Greca, os procuradores estão movendo ação cautelar contra o ministro, alegando que os recursos da máfia italiana seriam lavados no negócio dos bingos e parte dos recursos alimentaria o caixa da campanha de Greca ao governo do Paraná em 2000.
- O que está sendo colocado não são hipóteses, mas fatos concretos - disse Osmar Dias, ainda durante sua primeira intervenção.
O senador questionou Greca sobre porque a empresa NeoJuegos, pertencente a "um mafioso", foi a primeira a obter autorização para funcionamento do Instituto de Desenvolvimento do Esporte (Indesp), "furando enorme fila". O ministro respondeu que a autorização é de responsabilidade do diretor do Indesp, Manoel Tubino, embora oficialmente ele, ministro, exerça o cargo de supervisor do Indesp. Dias perguntou então a Greca porque permitiu que se realizasse a reunião "nos porões da Conab". O ministro respondeu que reuniões em porões eram coisa para a polícia investigar, e não respondeu pergunta de Dias sobre porque ofereceu ao presidente Fernando Henrique Cardoso duas versões de medida provisória regulando a atividade dos bingos.
- Vossa excelência é um campeão de mentiras - afirmou o senador.
Osmar Dias indagou de Greca se ele apoiaria a instauração de uma CPI para investigar os bingos. Em resposta, o ministro sugeriu que o Congresso aproveitasse a CPI do narcotráfico. E ao pedido de Dias para que abrisse seu sigilo bancário, Greca ofereceu-se abrir suas contas aos procuradores da República.

18/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS QUER CPI PARA INVESTIGAR MÁFIA DO BINGO

OSMAR DIAS QUER APURAÇÃO DAS DENÚNCIAS CONTRA GRECA E BUFARA

Osmar Dias recebe representantes de entidades ligadas ao audiovisual

Osmar Dias comemora acordo para votação de projeto que tira da informalidade 11 milhões de pessoas

Osmar Dias relata visita ao seu estado e reitera compromisso 'com as pessoas simples'

Osmar Dias: Muitas pessoas foram salvas pelas ações de Zilda Arns