Osmar Dias relata visita ao seu estado e reitera compromisso 'com as pessoas simples'



O senador Osmar Dias (PDT-PR) relatou ao Plenário, nesta quarta-feira (18), viagem que fez pelo interior do Paraná, na semana passada, quando visitou pequenas comunidades para conhecer seus problemas e reivindicações. O parlamentar frisou que, tanto as pessoas que vivem em uma comunidade de 12 habitantes, como as que vivem na maior cidade do estado, Curitiba, têm os mesmos direitos e devem ter do Estado a mesma atenção.

Osmar Dias reiterou seu compromisso parlamentar "com as pessoas simples" e disse que elas querem, daqueles que ocupam cargos públicos ou detêm mandato popular, que cumpram suas promessas, da mesma forma que buscam devolver ao Estado brasileiro o que ele lhes oferece.

O senador contou a história de uma professora pública, dona Isolina, que dá aulas para três crianças de uma ilha próxima ao município de Guaraqueçaba (PR), após fazer uma travessia de barco para chegar ao local. O senador relatou que, mesmo com um salário baixo, ela se sente feliz por ter conseguido colocar três filhos na universidade e quer devolver ao Estado, agora, o benefício recebido.

Para o senador, essa história tem a ver com compromisso, uma palavra pela qual ele disse ter "muito apreço". Osmar Dias disse ter deixado o local pensando na contribuição desta professora para a construção de uma sociedade melhor e desejando a reprodução do seu exemplo.

Osmar Dias relatou também a história de um jovem empreendedor de Umuarama que, com seu "trabalho, competência e visão", criou uma pequena empresa, com apenas um empregado, que hoje já conta com 22 funcionários e está exportando seus produtos, com planos de dobrar sua capacidade exportadora em 2010.

O parlamentar assinalou a importância de o ensino médio capacitar os estudantes ao aprendizado de uma profissão e, dessa forma, mantê-los afastados do envolvimento com drogas e com a criminalidade em geral.

No município de Umuarama, o parlamentar disse ter identificado a necessidade de um hospital regional. Ele enfatizou que o município merece esse retorno do poder público, por ser um grande produtor de alimentos e o segundo polo moveleiro do estado. O senador disse ter ouvido, também, queixas quanto à segurança em Umuarama, principalmente devido a sua situação próxima à fronteira, e defendeu a expansão do trabalho do Exército, da Polícia Federal e da Policia Militar na região fronteiriça. Segundo ele, o grande problema na região é o ingresso das drogas e das armas.

Osmar Dias disse ter observado, também, a interrupção de trabalho que fez quando foi secretário de Agricultura do estado, de preservação dos recursos naturais, recuperação do solo e das microbacias e preservação da água. Ele defendeu a compensação dos produtores que preservam as fontes de água em suas propriedades. Para ele, a obrigação de preservar não é só do produtor, mas de toda a sociedade e do poder público.



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias avisa que irá cobrar compromisso do governo

Davim relata visita da CPI do Tráfico de Pessoas à Superintendência da PF no Rio de Janeiro

Compromisso de reduzir a alíquota até 2011 garante voto do PDT, diz Osmar Dias

Osmar Dias propõe correção do Simples, para aumentar emprego e arrecadação

Lídice da Mata relata visita aos EUA para conhecer formas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas

Wellington Dias relata visita a municípios no Piauí