Osmar Dias quer redução da taxa de juros para empréstimos rurais



O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu, em pronunciamento nesta quarta-feira (16), a redução da taxa de juros para o crédito rural e das taxas de financiamento dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinados à compra de implementos agrícolas (máquinas) para produtores rurais.

Segundo sustentou, a queda gradual da taxa básica de juros Selic nos últimos meses não tem sido acompanhadapelos financiamentos rurais, tornando o crédito rural mais caro, relativamente, para quem contraiu empréstimos dessa modalidade.

- Quando foi estabelecida a taxa de juros para o crédito rural as taxas de juro para os financiamentos concedidos nas linhas de crédito do BNDES, Moderfrota e Finame, que variam de 10,75% a 12,75% ao ano, acompanhavam uma taxa Selic de 21%, que agora caiu para 12,75%, demonstrando não se justificar o que pagam atualmente de juros os produtores devedores - argumentou, pedindo ao governo a revisão da taxas em questão e sugerindo um percentual para o setor agropecuário de 4,5% ao ano.

Para Osmar Dias, o governo já deveria ter acelerado essa queda, "porque a inflação também caiu e não houve aceleração do crescimento". No seu entendimento,o índice de crescimento anda até muito baixo, inclusive em relação à própria América Latina.

- A média de crescimento de toda a América ano passado foi de 5,3% contra os 3,3% do Brasil - assinalou.



16/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


BC: redução de recursos para empréstimos pode preceder aumento da taxa básica de juros

Banco Central prevê redução da taxa média de juros de empréstimos bancários

Osmar Dias quer juros subsidiados para aquisição de geradores

Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais

Juros de empréstimos para pessoa física têm a menor taxa desde 1994

Nossa Caixa mantém a menor taxa de juros para empréstimos há 4 anos