Osvaldo Sobrinho anuncia projeto para remunerar atividade extrassala dos professores da rede pública
Ao discursar nesta quarta-feira (9), o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) anunciou a apresentação de projeto de lei (ainda não numerado) que tem por objetivo garantir aos profissionais de educação da rede pública de ensino um período reservado a estudos, planejamento, avaliação e participação na comunidade, "nunca inferior a um terço de sua jornada de trabalho remunerada".
O senador argumentou que os professores brasileiros realizam muitas atividades fora das salas de aula e do horário de seu expediente normal, como correção de provas, preparação de aulas, orientação a estudantes, pesquisa e "vivências coletivas de significativo valor pedagógico". De acordo com ele, várias normas legais já preveem ou autorizam tal prática.
- O objetivo do projeto de lei é garantir o mínimo de um terço de jornada dos profissionais da educação efetivos, concursados ou que são regidos por plano de carreira, para essas atividades descritas como planejamento, estudo, avaliação e participação na comunidade - explicou.
Osvaldo Sobrinho pediu o apoio dos demais senadores para a aprovação da matéria que, segundo ele, vai ajudar na valorização profissional da categoria.
- É necessário dar ao professor ferramentas necessárias para que ele possa desenvolver a sua atividade educacional. A educação é a mola mestra de tudo, se quisermos ser um país de respeito no mundo, temos que voltar nossas vistas para a educação, a pesquisa, a tecnologia e ciência - disse.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) declarou apoio ao colega e disse que, além dos baixos salários, os professores não têm tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento pessoal e didático.
09/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional
Osvaldo Sobrinho pede acordo que permita encerramento da greve dos professores do Mato Grosso
Osvaldo Sobrinho comemora aprovação de projeto que cria Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Osvaldo Sobrinho pede recursos para a saúde em Cuiabá
Osvaldo Sobrinho avalia positivamente obras de Cuiabá para a Copa
Osvaldo Sobrinho: é preciso garantir o fluxo de receitas para os municípios