Osvaldo Sobrinho apóia criação de ZPEs para diminuir a desigualdade regional
Último senador a discursar nesta quinta-feira (8), o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) afirmou que a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) pode ajudar o Brasil a diminuir a histórica desigualdade regional do país. Ele comemorou a aprovação, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do projeto do senador licenciado Jayme Campos (DEM-MT) - a quem Osvaldo Sobrinho substitui - que cria uma ZPE em Rondonópolis, município de Mato Grosso (PLS 353/09).
O senador comentou um estudo realizado pela Consultoria Legislativa do Senado Federal que analisa a evolução de cada região brasileira na composição do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 1939 a 2005. De acordo com o estudo, informou, a participação da região Nordeste caiu de 16,7% para 13% no período; a da região Sul passou de 15,5% para 16,5%; o Sudeste, de 62,9% para 56,5%; a da região Centro Oeste, de 2,1% para 8,8% e a da região Norte, de 2,6% para 4,9%.
Entretanto, comemorou Osvaldo Sobrinho, o estado do Mato Grosso "apresenta uma economia vibrante". Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), continuou, mostram que o PIB mato-grossense cresceu 68,4% entre 2002 e 2006.
- De todo modo, ainda persiste uma situação muito desigual, em que apenas um estado da Federação responde por cerca de 1/3 do PIB brasileiro e uma única região, a Sudeste, por 57% das riquezas nacionais - disse.
Para o senador, as ZPEs podem ajudar o país a corrigir assimetrias nos desenvolvimentos econômicos das diversas regiões brasileiras. Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o pronunciamento do colega e disse que também apóia a criação de ZPEs por todo o país.
08/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional
Desenvolvimento Regional analisa proposta de criação de ZPEs
Osvaldo Sobrinho pede recursos para a saúde em Cuiabá
Osvaldo Sobrinho avalia positivamente obras de Cuiabá para a Copa
Osvaldo Sobrinho: é preciso garantir o fluxo de receitas para os municípios
Osvaldo Sobrinho alerta para dificuldades na organização da Copa de 2014