Osvaldo Sobrinho lamenta morte de Garcia Neto, ex-governador de MT



O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) lamentou o falecimento, nesta sexta-feira (20), do ex-governador de Mato Grosso Garcia Neto, "uma das maiores figuras públicas do estado, que conduziu a vida pela retidão, seriedade e responsabilidade", segundo afirmou.

Natural de Sergipe, nascido em 1922, Garcia Neto chegou a Mato Grosso na década de 40, tendo sido eleito prefeito de Cuiabá em 1954, pela UDN, e vice-prefeito, em 1960; em 1974, na Arena, foi indicado por Ernesto Geisel como governador do estado, quando "fez um dos governos mais brilhantes", conforme Oswaldo Sobrinho, sendo o último governador antes da divisão do estado. O senador lembrou a posição contrária de Garcia Neto à divisão de Mato Grosso e os embates políticos enfrentados no período.

Osvaldo Sobrinho disse dever muito a Garcia Neto, lembrando ter começado sua carreira política quando foi indicado por ele para ser delegado de Educação de Cuiabá.

Como líder da bancada da Arena, Garcia Neto, segundo lembrou Oswaldo Sobrinho, manifestou-se contra a cassação do então deputado Moreira Alves, sendo o único da bancada do governo a enfrentar o regime militar nesse episódio.

- É um político brasileiro de nome maior. Mato Grosso perde um democrata - lastimou o senador.

Na presidência da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou que encaminhará à família de Garcia Neto voto de pesar em nome de todos os senadores.



20/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares homenageia ex-governador José Garcia Neto

Osvaldo Sobrinho lamenta maior número de analfabetos e falta de investimento na Educação

Senado aprova pesar pela morte de Luiz Garcia, ex-governador de Sergipe

SUPLICY LAMENTA MORTE DE BARBOSA LIMA SOBRINHO

SUPLICY LAMENTA MORTE DE BARBOSA LIMA SOBRINHO

Suplicy lamenta morte de Paulo de Mesquita Neto, pesquisador da USP