Osvaldo Sobrinho ressalta importância da educação
Em discurso no Plenário na noite desta quarta-feira (16), o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) chamou a atenção para a importância da educação. O senador disse que o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, deve impor uma reflexão aos políticos.
Osvaldo Sobrinho reconheceu os esforços que o país tem feito na educação, mas disse que é preciso “construir muito mais”. O senador disse que pautou sua vida na defesa da educação e lembrou que aos 17 anos já era professor, dando aula para alunos da zona rural. Também foi professor universitário e secretário estadual da Educação do Mato Grosso e ajudou a fundar duas universidades.
Para o senador, a luta pela qualidade da educação não pode parar, pois o mundo espera “novas luzes”. Ele definiu a educação como um caminho para a ascensão social. Osvaldo Sobrinho disse que a educação é um “processo milagroso”, pois muitos dos seus ex-alunos pobres hoje são profissionais de sucesso.
Oswaldo Sobrinho acrescentou que é importante valorizar o profissional da educação. Ele lembrou que, pela manhã, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou projeto de sua autoria que estende a todos os profissionais da educação básica pública o direito já assegurado aos professores de contar com um período da jornada reservado a estudos, planejamento, avaliação e participação na comunidade. Pela proposta (PLS 560/2009), esse tempo não poderá ser inferior a um terço da jornada de trabalho.
- Quero dizer aos meus amigos professores do Brasil: vamos continuar lutando. Nossa luta é difícil, mas vamos conseguir – afirmou.
16/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho ressalta qualidades éticas e morais que levaram Mandela à história
Osvaldo Sobrinho destaca importância da diplomacia parlamentar brasileira
Osvaldo Sobrinho destaca importância da Embrapa para o desenvolvimento do Mato Grosso
Osvaldo Sobrinho: educação foi um dos principais temas na Eurolat
Osvaldo Sobrinho manifesta apoio ao sistema de educação a distância
Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação