Osvaldo Sobrinho: educação foi um dos principais temas na Eurolat
Ao comentar sua participação na Assembléia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat), realizada no Panamá na semana passada, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) ressaltou que a educação foi um dos principais temas das discussões promovidas nesse evento. Segundo o parlamentar, houve consenso entre os participantes quanto à importância crucial do processo educacional para o desenvolvimento de qualquer país.
- Aqueles que souberam investir em educação hoje comandam o mundo. São países como Alemanha, Japão e Estados Unidos - declarou o senador durante pronunciamento feito nesta terça-feira (3).
Osvaldo Sobrinho disse que "não há outra saída, para que o Brasil se torne uma das maiores potências do mundo, senão investir em educação, pesquisa, ciência e tecnologia". Ele frisou que "educação não é gasto, mas investimento".
Além disso, ao destacar que a educação permite a inclusão social das parcelas mais pobres da população, o senador defendeu a ampliação do número de escolas técnicas no país. Ele argumentou que tais escolas propiciam a inserção no mercado de trabalho, inclusive porque há uma considerável demanda por profissionais com nível técnico.
- O mercado está carente de profissionais de nível médio - observou ele.
Brasil em destaque
O senador também disse que, ao participar da Eurolat, percebeu "o respeito que o Brasil conquistou no cenário mundial, tanto em relação a suas riquezas como à democracia aqui implantada".
- Os outros países sentem que o Brasil deixou de ser emergente e já pode se considerar uma grande potência, com uma economia firme - declarou ele.
03/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho ressalta importância da educação
Osvaldo Sobrinho manifesta apoio ao sistema de educação a distância
Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação
Osvaldo Sobrinho quer educação como principal investimento do país
Osvaldo Sobrinho lamenta maior número de analfabetos e falta de investimento na Educação
Osvaldo Sobrinho presta homenagem à Maçonaria