Otimismo do consumidor atinge 119,3 pontos, maior nível da pesquisa da CNI
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 119,3 pontos no mês de agosto, de acordo com pesquisa mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que havia registrado índice de 116,8 pontos no mês anterior. A alta foi de 2,1% de julho para agosto.
Segundo o economista Marcelo Azevedo, da CNI, que divulgou a pesquisa, a melhora no otimismo do consumidor foi alavancada, principalmente, pela perspectiva de crescimento contínuo da oferta de empregos e pela falta de sinalização de pressão inflacionária a médio prazo.
A pesquisa da CNI atesta que a taxa de desemprego continua em queda enquanto o emprego, com carteira assinada, aumenta e garante melhora da renda familiar. Além disso, mais pessoas manifestaram confiança na gradativa queda da inflação, na comparação com a pesquisa de julho.
Feita entre 18 e 21 de agosto, com 2.002 pessoas, a pesquisa tem base fixa 100. Acima desse valor, a expectativa é otimista. Foi o quarto mês seguido de elevação do indicador, que havia registrado piora no começo do ano por causa da elevação de alguns preços.
O Inec destaca que as expectativas sobre melhora da situação financeira cresceram 0,7% no mês, e aumentaram também 0,8% as perspectivas em relação à aquisição de bens de maior valor.
Fonte:
Agência Brasil
02/09/2010 19:54
Artigos Relacionados
Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
Confiança do consumidor aumenta em setembro e atinge maior nível desde 2005
Intenção de compra no varejo atinge maior nível desde 1999, diz pesquisa
Rio Negro, em Manaus, atinge maior nível da história
Confiança do consumidor atinge menor nível desde janeiro de 2010
Confiança na indústria atinge terceiro maior nível desde 95