Intenção de compra no varejo atinge maior nível desde 1999, diz pesquisa



O movimento no comércio varejista deverá continuar em alta entre outubro e dezembro, com expectativa de consumo passando dos 70%. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo (Provar), realizada pela Fundação Instituto de Administração (Fia).

Dos 500 consumidores que responderam à pesquisa, 78% manifestaram intenção de comprar um dos 11 bens duráveis da enquete, principalmente os do segmento de informática. Esse é o nível mais alto da série desde que a pesquisa começou a ser feita em 1999.

Os bens da área de informática lideram a preferência dos consumidores e foram apontados por 16,4% dos entrevistados. Na sequência, aparecem os eletroeletrônicos (14%), aparelhos de cine e foto (11,4%), telefonia e celulares (11,2%), móveis (10,8%), linha branca (10,4%), imóveis (8,6%), automóveis e motos (7,6%), material de construção (7,6%), cama/mesa/banho (2,4%) e eletroportáteis (2%).

“Embora a taxa de juros tenha crescido, a manutenção do emprego, a renda e prazo dilatado para pagamento continuam favorecendo o consumo”, disse o presidente do Conselho do Provar, Claudio Felisoni. Embora a pesquisa tenha apontado índices favoráveis ao consumo, Felisoni acredita que os consumidores estarão comprando menos, já que são afetados pela inflação e questões como a crise econômica internacional.

“As pessoas vão gastar menos, mas continuarão comprando ainda que em ritmo menor do que em 2010”, disse. Felisoni acredita que, mesmo com o ritmo menor, haverá aquecimento das vendas no Natal.


Fonte:
Agência Brasil



05/10/2011 18:48


Artigos Relacionados


Confiança na indústria atinge terceiro maior nível desde 95

Rio Negro atinge maior nível em Manaus desde 1902

Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011

Confiança do consumidor aumenta em setembro e atinge maior nível desde 2005

Otimismo do consumidor atinge 119,3 pontos, maior nível da pesquisa da CNI

Nível de falências no País atinge o menor nível desde 2005, revela Serasa Experian