Outubro Rosa tem dobro de exames de mama realizados em comparação com outros meses



Unidades móveis serão disponibilizadas para mulheres entre 50 e 69 anos, que moram nas periferias das grandes cidades e no interior dos estados, para realização de mamografias

 

Durante o mês da Campanha Outubro Rosa, entre os municípios que participaram da campanha de prevenção contra o câncer de mama, somente a cidade de Montes Claros (MG) contabilizou cerca de 1800 mamografias realizadas. Além, disso, várias mobilizações foram realizadas para alertar as mulheres e homens sobre a necessidade de fazer os exames preventivos para o câncer de mama.

Todos os mastologistas e vários profissionais da saúde da cidade se mobilizaram na ação. De acordo com o médico mastologista, Gessandro Fernandes, a realização das mamografias este ano praticamente triplicou em relação ao ano passado e teve um aumento de aproximadamente 50% se comparado ao que foi feito em outros meses.

O médico, que é um dos coordenadores, conta que o maior objetivo do Outubro Rosa é difundir a necessidade de realização das mamografias e orientar as mulheres que ainda não têm conhecimentos sobre o assunto, pois o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil.