PAC reforça produção familiar de 92 municípios do NE
Mais 92 municípios dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará receberam equipamentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, nesta sexta-feira (1º). As entregas incluíram 73 caminhões-caçamba e 43 caminhões-pipa. Os veículos serão usados para melhorar as condições de produção e recuperar estradas vicinais utilizadas pelos agricultores familiares da região.
No Ceará, a ação entregou 40 caminhões-caçamba e 28 caminhões-pipa, no valor de mais de R$ 16,8 milhões, para 44 municípios. Quase 950 mil habitantes do meio rural serão beneficiados com a distribuição. A cerimônia de doação ocorreu pela manhã, no Parque de Exposições Governador César Cals, na capital Fortaleza.
"Ambos os equipamentos são muito úteis e têm grande relevância social para a região frente aos efeitos da seca. O caminhão-pipa vai auxiliar na distribuição de água de fontes e mananciais com flexibilidade no atendimento às comunidades, uma vez que será entregue aos municípios. Já o caminhão-caçamba, junto à motoniveladora e retroescavadeira, será importante na construção de poços e barragens para armazenar água", ponderou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra.
Também pela manhã desta sexta-feira, 48 municípios do Rio Grande do Norte assinaram o termo de doação que oficializou o recebimento de 15 caminhões-pipa e 33 caminhões-caçamba. A distribuição dos equipamentos atenderá mais de 23 mil famílias de agricultores familiares.
Para o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, os caminhões doados serão essenciais para a construção de obras hídricas nos municípios que sofrem com a estiagem. Raimundo Sobrinho lembra que dos 167 municípios do estado, 160 estão em situação de emergência pela falta de chuva. "Os últimos dois anos foram extremamente secos. Caiu chuva em algumas regiões, mas não o suficiente para amenizar a situação", completou. A solenidade de entrega foi realizada em Natal. Para adquirir os equipamentos, o MDA investiu R$ 12 milhões.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
04/11/2013 16:37
Artigos Relacionados
Produção de Café é destaque em agricultura familiar
Comercialização da produção familiar é tema de econtro
Governo reforça acompanhamento pré-natal em 1.389 municípios
Embrapa apresenta tecnologias em prol da produção familiar
Congresso discute desafios à produção familiar de leite
Crédito fundiário apoia a produção agrícola familiar