Pacientes que dependem de equipamentos médicos em casa não pagarão conta de luz



As pessoas em tratamento médico que mantêm em casa equipamentos de saúde – e que estão inscritas no cadastro único do governo federal – não vão pagar mais pela luz que consomem. A portaria que determina a isenção do pagamento de tarifa de energia elétrica foi assinada nesta terça-feira (8), pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e de Minas e Energia, Edison Lobão.

Um dos principais problemas enfrentados por quem precisa manter permanentemente em casa equipamentos médicos essenciais, como de aspiração de secreções ou de apoio à respiração, é a dificuldade de pagar a conta de energia, relatou o ministro da Saúde. “Esse é um dos grandes problema da atenção domiciliar, um dos grandes gastos feitos pelas famílias”.

Para ter direito à isenção, é necessário comprovar, por meio de laudo da secretaria de saúde estadual ou municipal, a necessidade de uso dos equipamentos e atualizar regularmente as informações cadastrais na concessionária de distribuição de energia e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Fonte:
Agência Brasil



08/11/2011 15:51


Artigos Relacionados


BENEDITA DIZ QUE OS SERVIDORES PAGARÃO A CONTA DA REFORMA

Comissão fará mais debates sobre regulamentação de valores que planos de saúde pagarão aos médicos

Hospital conta com equipamentos de última geração

Icesp conta com 50 voluntárias no apoio a pacientes com câncer

Icesp conta com 36 voluntárias no apoio a pacientes com câncer

Equipamentos médicos serão certificados pelo Inmetro