Pacto federativo é tema da próxima sessão temática do Senado
O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou em Plenário nesta quarta-feira (2) que será realizada ainda neste mês a terceira sessão temática da Casa, dedicada à discussão do pacto federativo. A sessão, informou o senador, será realizada no dia 17 ou no dia 24 , com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e representantes de governadores e de prefeitos.
Renan agradeceu a contribuição ao tema apresentada nesta quarta-feira pela presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria Mendes de Jesus. A entidade apresentou uma extensa pauta de temas prioritários, incluindo propostas para as áreas da saúde e da educação, ressaltando que a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem gerado grandes dificuldades aos municípios baianos que sofrem com a seca.
Renan Calheiros resumiu em Plenário as realizações do Senado nesta quarta-feira. Ele destacou o recebimento dos anteprojetos de reforma da Lei de Arbitragem e do marco legal para a mediação extrajudicial, ambos entregues pela comissão de juristas presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, ratificando a escolha do senador Vital do Rêgo (PMDB-PE) - presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - como relator das propostas.
Também foi mencionada por Renan a instalação da comissão especial que debaterá propostas sobre segurança pública, incluindo temas como financiamento do setor e unificação das polícias. Pela comissão, que será presidida por Vital do Rêgo, serão examinadas todas as propostas em tramitação no Senado que digam respeito à segurança pública.
Renan também lembrou a instalação da Procuradoria Especial da Mulher, um dia depois da participação do Senado no lançamnto do Outubro Rosa, campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O senador José Pimentel (PT-CE) cumprimentou Renan pela instalação das comissões que discutirão financiamentos setoriais, lembrando que a sessão especial sobre o Programa Mais Médicos permitiu chegar a uma proposta em que a União eleva sua participação na saúde pública para 15% da receita corrente líquida.
02/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pacto federativo será debatido em sessão temática na próxima semana
Em sessão temática, Senado discute pacto federativo
Senado debaterá pacto federativo em sessão temática
Pacto Federativo será debatido em sessão temática, anuncia Renan
Sessão temática pode abrir caminho para novo pacto federativo
Comissão do pacto federativo quer entregar propostas a Sarney na próxima semana