PADILHA APÓIA PUBLICAÇÃO DE CONTRATOS DE CONCESSÃO DE RODOVIAS FEDERAIS
Eliseu Padilha absteve-se de julgar os programas de concessão delegados aos estados e concentrou-se na exposição do modelo das concessões rodoviárias administradas diretamente pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER): BR-040 (Juiz de Fora/Petrópolis), BR-101 (Ponte Rio-Niterói), BR-116 (Via Dutra, RJ/SP), BR-116 (RJ/Teresópolis) e BR-290 (Osório/Porto Alegre). Entre os três modelos de concessão vigentes no mundo - para construção, conservação ou misto -, o governo brasileiro optou pelo de conservação. A ampliação da malha rodoviária, nesse modelo, caberá às administrações federal, estaduais e municipais, sendo que a implantação de pedágios só pode ocorrer nas regiões Sul e Sudeste.
Conforme o ministro, o presidente Fernando Henrique Cardoso determinou limites ao sistema de pedágios, de modo que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde são transportados basicamente produtos primários, de baixo valor agregado, num primeiro momento deverão ter suas rodovias federais exploradas por concessionárias, mas sem tarifação, para que o "custo Brasil" não seja elevado.
Vários indicadores de crescimento convergiram para o modelo de concessões adotado, segundo Eliseu Padilha. Entre 1971-1974 a 1995-1998 a malha rodoviária federal cresceu 223%, o consumo de combustível automotivo aumentou 419%, a frota de veículos foi acrescida em 526%, disse. Em contraponto, o investimento em construção e conservação da malha rodoviária foi reduzido a 33% do total investido no início do mesmo período. Em percentual relativo ao PIB, na década de 70 os investimentos nas rodovias federais representavam 1,20%, reduzidos, na década de 90, a 0,12% do PIB.
Para este ano, Eliseu Padilha afirmou que o governo pretende licitar mais 16 trechos de rodovias federais, num total de 4.838,5 quilômetros.
15/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo firma contratos de concessão de rodovias federais
Dilma enaltece importância de contratos de concessão de rodovias, no Twitter
Gleisi Hoffmann elogia política econômica do governo e pede revisão de contratos de concessão de rodovias
Eliseu Resende elogia concessão de rodovias federais à iniciativa privada
Governo federal assina contratos de concessão da BR-040 e da BR-163
Contratos de concessão do setor elétrico poderão ser prorrogados