Paim acredita que batalha entre abolicionistas e escravocratas ainda existe



Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a batalha entre os que defendem os princípios abolicionistas e os escravocratas ainda continua, apesar de a escravidão já ter sido oficialmente abolida há 118 anos. Em discurso no Plenário na sessão especial para comemorar a abolição da escravatura, nesta sexta-feira (12), ele criticou os que se posicionam contra o Estatuto da Igualdade Racial e as políticas de inclusão, como as cotas em universidades.

- Os conservadores dizem que as ações compensatórias são um erro e nós discordamos. O que alimenta o conflito entre os seres humanos é manter o status quo,que só dáao negro o direito de ficar quietinho nas favelas - disse.

Paim destacou que sua bandeira - a da inclusão por meio de leis que beneficiem as minorias - recebe expressivo apoio das pessoas que enviam correspondências ao seu gabinete. Segundo ele, de cada 100 correspondências, 95 são a favor da luta contra os preconceitos e do Estatuto da Discriminação Racial, aprovado no Senado no ano passado e aguardando aprovação da Câmara dos Deputados.

O parlamentar ressaltou que a discriminação existe, sim, no Brasil, e que os negros brasileiros estão pelo menos um século atrasados em relação aos norte-americanos em qualidade de vida. Citou nomes representativos na luta contra a discriminação, tanto no passado, como os de Joaquim Nabuco, Castro Alves, Rui Barbosa, José do Patrocínio, José Mauro Rebouças e Antonio Bento, quanto no presente, como os de Abdias do Nascimento eFrei Davi. Também homenageou a ex-senadora Benedita da Silva, "doméstica, favelada, negra, mulher, vereadora, deputada, senadora e governadora do Rio de Janeiro".

- Que rufem os tambores para os que lutaram por essa causa e os que dedicaram a vida a ela - ressaltou.

No final de seu discurso, o senador bastante emocionado, disse ainda:

- Aos escravocratas de ontem, que são os conservadores de hoje, deixo o silêncio da vida e o anonimato que a própria História deixou para eles.



12/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que "batalha" pelo empréstimo ao RS ainda não acabou e pede que MPs não sejam lidas

Paim acredita que fator previdenciário pode acabar ainda este ano

Suassuna afirma que ainda existe escravidão de fato

Ivonete Dantas diz que discriminação contra mulheres ainda existe

Em nota, Metrô esclarece que ainda não existe um laudo oficial sobre o acidente nas obras da Linha 4

Fábrica de Cultura do Capão Redondo promove batalha entre MCs