Paim alerta para problemas decorrentes do desenvolvimento precoce das crianças



O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou a atenção para o desenvolvimento precoce das crianças brasileiras. Essa precocidade, calcada tanto na formação escolar como na educação familiar e na programação dos meios de comunicação, prejudica o crescimento integral da criança, afirmou o parlamentar.

_ Estamos no início do século 21 e, mesmo diante de melhores e maiores conquistas na área, ainda reproduzimos modelos que dificultam o pleno desabrochar da infância – afirmou Paim, para quem isso acontece em função de uma preparação cada vez maior das crianças para representar os papéis da vida adulta.

O parlamentar afirmou que a escola, “local privilegiado de recepção das crianças e fonte de preparação para a vida, não perece ter bem claro que essa preparação não passa unicamente pelo aprendizado de conteúdos”.

_ É preciso solidariedade, amor, carinho. Preparar para a vida é dar ou devolver à criança sua vida de criança. A criança tem de ter o direito de ser criança – afirmou o parlamentar, para quem “a má educação pode ser responsável por seres humanos incompletos, convocados de forma súbita, e as vezes brutal, para o mundo dos adultos”.

Paim lembrou que a escola tem uma participação fundamental, mas não é o único ponto problemático. A estrutura familiar muitas vezes falha ao garantir à criança a segurança, o afeto e o amor indispensáveis para um perfeito desenvolvimento infantil. Já a programação da “mídia globalizada”, notadamente a televisão, traz às crianças erotismo barato, banalidades e entretenimentos que são elevados à condição de coisas sérias, quando efetivamente não o são.

_ A qualidade da programação nem sempre demonstra o cuidado pedagógico com a formação da mentalidade infantil – afirmou Paim.

O senador lembrou ainda a necessidade de se extinguir o trabalho infantil. Ele citou a Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual 168 milhões de  crianças trabalham diariamente. No Brasil, apenas o trabalho doméstico ocupa 267 mil crianças.



14/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti alerta para problemas decorrentes do envelhecimento da população

Cristovam alerta para problemas que podem travar o desenvolvimento

Paulo Paim alerta para problemas nos fundos de pensão e pede lei mais rigorosa

Encontro alerta crianças sobre problemas com drogas e violência

Saúde: Secretaria alerta crianças sobre problemas auditivos nesta sexta-feira

Saúde: Secretaria alerta crianças sobre problemas auditivos nesta sexta-feira