Paim apoia manifestação de aposentados na Câmara dos Deputados



O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quinta-feira (29), cumprimentou os membros da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical, que, em manifestação na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, exigiram a votação do reajuste real para aposentados e do fim do fator previdenciário. Ele criticou o governo que, em sua opinião, “não mostra uma luz no fim do túnel” diante de uma realidade que classificou como deseperadora.

- É  inadmissível que a Câmara não vote esse projeto que garante a eles o direito a viver e envelhecer com o mínimo de dignidade – lamentou.

Paim disse que os líderes partidários na Câmara são pressionados a não votar as duas matérias, já aprovadas no Senado. O parlamentar afirmou que o Congresso não pode se curvar à ameaça de veto e deve preservar sua independência, ou o país viverá eternamente sob medidas provisórias.

- Se essa posição do Executivo em relação ao Legislativo prevalecer, então diria: fechem o Congresso, porque não tem mais razão de ser - disse o senador.

Paim acredita que “é tão pesado o que fazem com os idosos” que há condições para se derrubar um eventual veto presidencial.

Índios

Paulo Paim também mencionou debate em andamento na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre a situação de falta de esperança do povo Suruwahá, que vive no Amazonas. O senador, citando relatos, chamou a atenção para os suicídios entre os índios, e manifestou apoio à formação de uma comissão da Câmara e do Senado que verifique a situação no local.

Sobre o conflito de terras envolvendo os índios Guarani-Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, Paim apoiou uma solução coletiva que envolva o governo, o Judiciário, os agricultores e os índios.

- Aqueles que ganharam o título da terra e que porventura tiverem que sair, que sejam indenizados, mas indenizados com o valor real, de benfeitoria e da terra que receberam – frisou.



29/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra manifestação de aposentados na Câmara

Paim apóia ferroviários aposentados

Paim pede atenção dos deputados aos projetos dos aposentados

Papaléo pede à Câmara dos Deputados aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto pede à Câmara dos Deputados votação de projeto que beneficia aposentados e pensionistas

Paulo Paim pede a deputados que não saiam do Plenário e votem reajuste dos aposentados