Paim: bancada do PT define terça-feira posição sobre crise no Senado
A bancada do PT vai se reunir na próxima terça-feira, às 13horas, para tomar uma posição a respeito da crise no Senado. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (3) pelo senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento da Tribuna do Plenário.
Paim relatou encontro da bancada do PT com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de quinta-feira (2), no qual Lula defendeu apoio ao presidente do Senado, José Sarney.
- A bancada se reunirá frente à situação da crise no Senado e, naturalmente, também vai analisar a posição do presidente [da República], que, em nenhum momento, enquadrou a Bancada. O Presidente colocou a sua posição em nome da governabilidade, em nome da democracia, em nome desta Casa e do Congresso Nacional, pensando, naturalmente, na importância da política de apoio aos projetos do governo aqui no Congresso Nacional.
Em aparte, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) observaram que o presidente Lula não está interferindo em assuntos do Senado, mas sim se preocupando legitimamente com a instituição.
Jornada de trabalho
Paim também elogiou a aprovação esta semana, pela Câmara dos Deputados, de proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95) que propõe a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 40 horas semanais, sem redução de salário, além do aumento do valor da hora extra de 50% para 75% acima da hora normal de trabalho. Ele lembrou que a proposta foi apresentada por ele e pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), quando ambos eram deputados federais.
- Foi fundamental para essa aprovação o trabalho de todos os movimentos sociais organizados do país. Poderíamos gerar quatro milhões de novos empregos com essa redução da jornada - garantiu Paim.
Copa
Antes de encerrar seu pronunciamento, Paim registrou o lançamento oficial, na quinta (2), da Cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, como uma das subsedes da Copa Mundial de Futebol de 2014.
- A solenidade, que contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, entre diversas autoridades, reforçou o objetivo do prefeito Jairo Jorge de colocar o município na rota do evento mundial - relatou Paim.
03/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Bancada do PT se reúne terça-feira para decidir posição sobre crise no Senado, diz Paim
Bancada petista e presidente Lula divergem sobre crise no Senado
Governo deve apresentar proposta definitiva sobre CPMF na segunda-feira; PSDB toma posição na terça
Bancada do PPS vai definir posição sobre Orçamento
A crise energética estará em debate na TV Senado nesta terça-feira
Governadores falam sobre efeitos da crise energética na terça-feira