Paim clama por votação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas



Ao comentar o trancamento da pauta de votações do Senado por medidas provisórias, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que esse fato atrasa a votação de vários projetos importantes para o país.

O senador citou como exemplo o projeto de lei da Câmara (PLC 42/07) que trata da política de reajuste do salário mínimo, o projeto de lei do Senado (PLS 58/03) que garante aos aposentados e pensionistas o direito de receberem o número de salários mínimos que recebiam à época da aposentadoria, e o PLS 296/03, que extingue o fator previdenciário do cálculo das aposentadorias.

Paim lembrou ter apresentado, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), emenda ao PLC 42/07 estendendo aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste do salário mínimo.

- Esta Casa tem que votar. Só peço isso. É impossível que esta Casa não delibere sobre matéria que está na pauta. O único apelo que faço é que votemos, cada um com a sua consciência, a favor ou contra os projetos que estão aí - clamou.

Paim afirmou que os aposentados tiveram seus benefícios reduzidos em cerca de 40% entre 1994 e 2004 devido à inflação. Nos últimos dez anos - acrescentou o senador -, dobrou o número de aposentados e pensionistas que ganham apenas um salário mínimo.

Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiaram o pronunciamento do colega quanto à preocupação com os aposentados brasileiros.



19/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim vai procurar Temer para tratar da votação das propostas que beneficiam aposentados e pensionistas

Projetos beneficiam aposentados e pensionistas

Geovani Borges apoia aprovação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Geraldo Mesquita Júnior pede à Câmara que vote logo projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Senadores propõem diálogo para encontrar saída para projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Paim pede a aprovação de projetos que beneficiam aposentados