Paim comemora libertação de jornalista brasileiro na Líbia
O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) comemorou nesta quinta-feira (10) notícia recebida pelo embaixador da Líbia no Brasil,Salem Omar Abdullah Al Zubaidi, de que o correspondente de O Estado de S. Paulo Andrei Netto já havia sido libertado e se encontrava na casa do embaixador do Brasil na Líbia.
- Foi esforço coletivo do Congresso, nossas manifestações no Plenário, a posição da presidenta Dilma, nosso embaixador na Líbia, tudo se somou para um final feliz para o nosso jornalista Netto. Esperamos que os demais sejam libertados imediatamente - pediu o parlamentar.
Paim informou que apresentou requerimento convidando Andrei Netto, caso venha ao Brasil, a dar seu depoimento sobre a situação dos correspondentes internacionais na Líbia.
O parlamentar elogiou a iniciativa de Suplicy de recorrer ao embaixador da Líbia no Brasil pedindo a soltura do jornalista. O senador destacou também suas próprias iniciativas como presidente da comissão, que aprovou, nesta quarta-feira, moções em solidariedade ao jornal O Estado de S. Paulo, pelo ocorrido, e ao jornalista, com apelo ao governo líbio pela "imediata libertação" do correspondente brasileiro.
- Como presidente da CDH, minha posição não poderia ser outra. Não importa o país, quando ferir os direitos humanos, seremos sempre uma voz a questionar e exigir que os direitos humanos estejam em primeiro lugar - defendeu.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou preocupação com o conflito na Líbia e desejou uma solução rápida e pacífica para que sejam interrompidas as ações que já resultaram em mais de mil mortes de rebeldes e na evasão de mais de 270 mil líbios para outros países vizinhos.
10/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney saúda libertação de jornalista do 'Estadão' na Líbia
Jornalista brasileiro é libertado na Líbia
Jornalista brasileiro que estava preso na Líbia foi libertado
Jornalista brasileiro preso na Líbia já foi libertado, diz 'Estadão'
Jornalista brasileiro desaparecido na Líbia é localizado preso perto de Trípoli
Suplicy diz que jornalista brasileiro preso na Líbia será libertado hoje