Jornalista brasileiro é libertado na Líbia
O jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Andrei Netto, foi libertado na tarde desta quinta-feira (10) na Líbia. Netto foi levado para a casa do embaixador brasileiro, George Ney de Souza Fernandes, e passa bem. Segundo informações passadas ao jornal pela mulher do repórter, ele não foi torturado no período em que esteve preso.
“O jornalista Andrei Netto, um dos enviados especiais à Líbia, encontra-se na residência do embaixador brasileiro na Líbia, recém-libertado pelas forças do governo líbio, encontra-se bem e já se comunicou com a família”, disse o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, que edita o jornal, Ricardo Gandour.
Segundo o diretor, Netto deverá deixar a Líbia ainda nesta quinta-feira. De acordo com informações preliminares, o jornalista ficou preso por oito dias. A direção de O Estado de S. Paulo informou na quarta-feira (9) que tinha perdido o contato com o repórter havia uma semana. Netto fazia a cobertura jornalística na área de Zawiya, uma das regiões onde os conflitos são mais intensos. A pedido da direção do jornal, o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil na Líbia passaram a ajudar na localização de Netto.
A presidenta Dilma Rousseff também pediu providências urgentes ao ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nogueira, para garantir a integridade física e a libertação do repórter brasileiro.
Fonte:
Agência Brasil
10/03/2011 16:47
Artigos Relacionados
Jornalista brasileiro que estava preso na Líbia foi libertado
Jornalista brasileiro preso na Líbia já foi libertado, diz 'Estadão'
Suplicy diz que jornalista brasileiro preso na Líbia será libertado hoje
Embaixador da Líbia diz a senadores que jornalista brasileiro será libertado nesta quinta
Paim comemora libertação de jornalista brasileiro na Líbia
Jornalista brasileiro desaparecido na Líbia é localizado preso perto de Trípoli