Paim comemora redução de tempo para aposentadoria de pessoas com deficiência



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta quinta-feira (18) a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que facilita a aposentadoria de pessoas com deficiência. O PLP 277/2005 foi aprovado por unanimidade na quarta-feira (17). Paim disse confiar que o texto será sancionado.

- Agora o texto vai para a sanção da presidenta e tenho certeza de que ela vai sancionar, porque foi acordado com senadores e deputados – afirmou.

O projeto estabelece que, para os casos de deficiência grave, o tempo de contribuição exigido para aposentadoria integral de homens passa dos 35 para 25 anos. Para as mulheres, o tempo passa de 30 para 20 anos. Em caso de deficiência moderada, o tempo de contribuição será de 29 anos para homens e de 24 para mulheres. Caso a deficiência seja leve, a redução será menor: o tempo para aposentadoria será de 33 anos para homens e 28 para mulheres.

Para a aposentadoria por idade, não importa o grau de deficiência: a idade exigida é de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres, cinco anos a menos que a idade prevista atualmente. Nesse caso, tanto o homem quanto a mulher com deficiência deverão ter contribuído por pelo menos 15 anos.

- Busca-se assegurar ao trabalhador com deficiência tratamento isonômico com os demais funcionários, uma vez que se entende o princípio da igualdade não apenas quando se tratam os iguais de forma igual, mas também quando se tratam os desiguais de forma desigual, para melhor. E é o caso do projeto em tela – afirmou o senador.

No mesmo pronunciamento, Paim comemorou os resultados da Lei de Cotas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e informou que receberá uma homenagem na 16ª PrevenSul - Feira de Saúde e Segurança do Trabalho e Emergência, que será realizada em Porto Alegre.



18/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita comemora aposentadoria especial para pessoas com deficiência

Renan comemora aposentadoria especial para pessoas com deficiência

Gim Argello comemora aposentadoria especial para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência terão aposentadoria com tempo reduzido de contribuição

Paim comemora aprovação de projetos em benefício de idosos, obesos e pessoas com deficiência

Dilma regulamenta aposentadoria para pessoas com deficiência