Paim critica planos de saúde e defende o fortalecimento do SUS




O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (6), o sistema de planos de saúde adotado no Brasil e defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na avaliação do parlamentar, a saúde no país ganharia muito se houvesse um aumento do investimento público na prevenção de doenças, como se dá, por exemplo, no modelo de atendimento adotado pelo Programa Saúde da Família (PSF), que é mantido com recursos públicos.

O senador assinalou que enquanto o PSF atende mais de 95 milhões de brasileiros, o sistema de planos privados não contribui de maneira adequada para desonerar o SUS, visto que as tecnologias de alto custo como transplantes, hemodiálise e medicamentos excepcionais são ofertas praticamente exclusivas da rede pública.

De acordo com Paim, a renúncia fiscal de R$ 10 bilhões, que o governo federal fez em 2010, em benefício dos planos de saúde, representou metade do total de recursos repassados ao PSF.

Paim informou ainda que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deverá realizar nos próximos dias audiência pública para discutir o problema dos planos de saúde no país. O senador indagou se a solução não estaria no fortalecimento do SUS.

- A arrogância dos planos de saúde se sustenta na fragilidade do poder público em atender as necessidades sanitárias gerais dos brasileiros - disse.



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende fortalecimento do setor turístico nacional

Paim recebe presidente de Cabo Verde e defende fortalecimento de relação com a África

Alcântara critica MP dos planos de saúde

ROCHA CRITICA AUMENTO DOS PLANOS DE SAÚDE

Paim denuncia tratamento dos planos de saúde em relação aos idosos

Representante de operadoras critica suspensão da venda de planos de saúde