Alcântara critica MP dos planos de saúde



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) conclamou nesta terça-feira (dia 16) os senadores a analisarem com atenção a medida provisória (MP) editada para alterar a lei que regulamenta os planos de saúde. As mudanças propostas pelo governo, disse o senador, provocaram protestos de várias associações médicas e de órgãos de defesa do consumidor, por restringirem os direitos dos usuários.

Segundo Lúcio Alcântara, que é médico, várias mudanças propostas pelo governo desqualificam a relação médico-paciente. Entre outras alterações, a MP cria a figura do "médico-porteiro", um clínico-geral que autorizaria ou não o paciente a procurar um especialista.

O senador mencionou a intenção do governo de rever alguns pontos da MP, o que classificou como um sinal de maturidade e de reconhecimento de que "enveredou por um caminho que não é o mais recomendável". Ele também aplaudiu a formação de um grupo de trabalho dentro da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para, em conjunto com a Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, estudar as alterações que a medida provisória pretende introduzir nos planos de saúde.

Em aparte, o líder do governo, Romero Jucá (PSDB-RR) disse que o governo está sensível ao problema causado com a edição da medida provisória e já se mostra disposto a enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre os planos de saúde.

16/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA PEDE FISCALIZAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE

Projeto de Alcântara amplia cobertura dos planos de saúde

LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE PLANOS DE SAÚDE

ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM PROJETO DE PLANOS DE SAÚDE

ROCHA CRITICA AUMENTO DOS PLANOS DE SAÚDE

Paim critica planos de saúde e defende o fortalecimento do SUS