Paim cumprimenta trabalhadores pelo seu dia comemorativo



"Amanhã o Brasil vai parar", disse o senador Paulo Paim (PT-RS) nesta quarta-feira (30) ao cumprimentar os trabalhadores, a quem classificou como "heróis da pátria", às vésperas do Dia Mundial do Trabalho. Na ocasião, comentou ser autor de projeto de lei (PLS 103/08) para que o "Dia do Trabalho" seja renomeado para "Dia do Trabalhador".

VEJA MAIS

- Amanhã, com certeza, será um dia de glória. Eles estarão nas ruas sim, mas para celebrar o seu dia, porque eu considero, por uma questão de justiça, que 1º de maio deve ser comemorado como dia do trabalhador, e não do trabalho - afirmou.

Paim lembrou a luta dos trabalhadores ao longo da história pela redução da jornada de trabalho. E ressaltou que essa data comemorativa foi escolhida porque a Federação dos Sindicatos Trabalhistas e das Profissões Organizadas dos Estados Unidos e do Canadá estabeleceu que o trabalho legal se constituiria por jornada diária de oito horas a partir de 1º de maio de 1886.

O senador também lembrou que em novembro de 1887, em Chicago, nos Estados Unidos, vários operários foram enforcados depois de responderem a processo sumário e injusto por liderarem a greve de 1º de maio de 1886.

- Eu me emociono pensando nesses homens que não hesitaram em dar suas vidas por aquilo em que acreditavam. Eles lutaram até o fim pela sua própria dignidade e pela de seus companheiros e companheiras - frisou.

Valdir Raupp aponta conquistas dos trabalhadores nos últimos anos

30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim cumprimenta Cristovam pelo programa Diversidade na Universidade

Paim cumprimenta Sarney por defesa de mudanças no aviso prévio

Paim cumprimenta Diap pela passagem de seus 24 anos

Crivella cumprimenta os judeus pelo seu ano novo

Paulo Paim cumprimenta idoso que conseguiu passagem de ônibus gratuita

Paulo Paim cumprimenta Ministério de Justiça por ações contra as drogas