Paim destaca importância de CPI para investigar assassinatos de jovens negros



Em pronunciamento nesta sexta-feira (13), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância da criação pelo Senado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar assassinatos de jovens negros no Brasil. O parlamentar, que é autor do Estatuto da Igualdade Racial, deverá presidir o colegiado ou assumir a relatoria.

A criação da CPI, que aguarda instalação, é resultado de iniciativa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) após divulgação de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo o qual a cada três assassinatos praticados no país dois vitimam negros. Conforme o levantamento, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um adolescente branco.

- O que essa pesquisa descreve é uma realidade assustadora. É como se estivesse em curso no Brasil um verdadeiro processo de extermínio da população jovem negra – disse Paim.

De acordo com o estudo, o abandono da escola e a baixa inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que deixam os jovens mais vulneráveis à violência. Paim afirmou que a CPI ajudará a pensar em novas políticas para tentar mudar essa realidade.

- Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra índio, contra branco. Toda discriminação, seja ela religiosa, seja pela orientação sexual, seja por idade, seja por deficiência. E esse é o caminho, o caminho de combater os preconceitos é o caminho da paz – disse o senador.



13/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Senado defende criação de CPI para investigar assassinatos de jovens negros

Wilson Santiago destaca importância da educação e dos movimentos sociais para o futuro dos jovens

Anibal Diniz saúda Jovens Senadores e destaca importância da escrita

Paulo Paim destaca importância da Expointer

Paim destaca importância do novo pacto federativo

Paim destaca importância da realização dos Jogos Olímpicos