Wilson Santiago destaca importância da educação e dos movimentos sociais para o futuro dos jovens




Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (7), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) defendeu investimentos no ensino profissionalizante e nos cursos técnicos a fim de oferecer aos jovens condições de ter um futuro melhor.

- Existem muitos jovens, principalmente no interior, que saem do segundo grau sem ter aprendido uma profissão. Sem chance de conseguir o primeiro emprego, eles precisam ir a outros centros urbanos maiores, mas a maioria não tem oportunidade de trabalhar - opinou.

O senador disse que tem proposta para destinar 10% dos recursos provenientes dos royaltiesRoyalty é uma palavra inglesa que se refere a uma importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, entre outros, ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade. O valor arrecadado fica com o poder público. Segundo a atual legislação brasileira, estados e municípios produtores - além da União - têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo. A divisão atual é de 40% para a União, 22,5% para estados e 30% para os municípios produtores. Os 7,5% restantes são distribuídos para todos os municípios e estados da federação. do pré-sal à educação, dinheiro que poderia ser usado na construção de universidades e de centros tecnológicos e no aparelhamento de instituições públicas de ensino.

Movimentos sociais

Wilson Santiago também abordou a luta dos movimentos sociais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. Para ele, o sucesso da atuação dessas entidades só foi possível com a promulgação da Constituição de 1988.

- Graças ao caráter democrático de nossa Assembleia Constituinte, a juventude passou a ter direitos, com prioridade na formulação de políticas públicas. Até então, os menores, principalmente os pobres, eram considerados objetos - afirmou.

O senador ressaltou que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito, e um passo à frente vai ser dado, em sua opinião, com a criação do Estatuto da Juventude, que foi aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e que será votado pelo Senado.



07/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago ressalta importância das festas juninas para a economia do Nordeste

Wilson Santiago comemora aumento de recursos para educação

Wilson Santiago: reação dos brasileiros à doença de Lula demonstra importância de seu trabalho

Wilson Santiago manifesta apoio à presidente Dilma elogia programas sociais do governo

Importância dos movimentos sociais é debatida no Fórum Nacional da Reforma Urbana

Wilson Santiago destaca 'postura independente' do JB