Paim destaca pesquisa do Ipea sobre falta de mão de obra qualificada no país



O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em Plenário pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo a qual,no comércio e no setor de reparação 187,5 mil postos de trabalho ficarão vagos este ano por falta de mão de obra qualificada.

- São Paulo será o estado a registrar o maior número, com 134,5 mil postos excedentes ao número de empregados capacitados - detalhou o parlamentar.

A pesquisa do Ipea mostra, disse Paim, que também sobrarão 50 mil vagas nos setores de educação, saúde e serviços sociais pelo mesmo motivo.

Comércio e reparação são os setores que irão gerar mais vagas neste ano, com 850 mil postos de trabalho, seguido pelo industrial - 300 mil -, enquanto alojamento e alimentação responderão por 250 mil novas vagas, conforme o estudo, informou o senador.

A pesquisa aponta tendência em sentido contrário em setores como o agrícola, o industrial e o de administração pública, que terão mais trabalhadores capacitados que número de vagas existentes. A indústria é o setor que deixará mais trabalhares qualificados sem emprego, pela escassez de 145, 9 mil vagas, complementou o parlamentar.

A demanda total por vagas em 2010 é de 18,6 milhões de trabalhadores, informou o parlamentar.

Paulo Paim registrou também em seu pronunciamento que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, documento pedindo a aprovação dos projetos que beneficiam os aposentados, em exame naquela Casa. O documento, disse o senador, teve apoio unânime dos 36 deputados estaduais.

Paim registrou ainda a realização da 1ª Conferência Nacional sobre Política Industrial para o Brasil, evento organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), em São Bernardo do Campo (SP), encerrada nesta quarta-feira (31).



31/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ipea divulga estudo sobre mão de obra qualificada no Brasil nesta quinta-feira (28)

Ipea diz que Brasil terá excesso de mão de obra qualificada em 2011

Falta de mão de obra qualificada é maior problema para construção civil, afirma CNI

Apesar da diminuição do desemprego, falta mão de obra qualificada, aponta Casildo Maldaner

Rede de pesquisa vai identificar setores em que há carência de mão de obra qualificada

País não terá mão-de-obra qualificada se não melhorar educação, diz especialista