Apesar da diminuição do desemprego, falta mão de obra qualificada, aponta Casildo Maldaner




Apesar da queda dos índices nacionais de desemprego, estudos mostram carência de mão de obra qualificada nas indústrias brasileiras, afirmou nesta quinta-feira (11) em Plenário o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC).

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citou Maldaner, a taxa de desemprego está em 6,2%, índice menor que os de países como Estados Unidos, Portugal e Espanha. Entretanto, pontuou o senador, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou a atenção por mostrar que quase 70% dos 1.616 empresários entrevistados reclamam da falta de mão de obra especializada e devidamente capacitada.

- Esta carência de qualificação impacta diretamente a competitividade das empresas brasileiras, afetando a sua produtividade e qualidade - disse.

Maldaner espera que o recém lançado Plano Brasil Maior dê impulso à indústria nacional, gerando mais empregos e incentivando capacitação e especialização profissionais.

Para o senador, o país precisa dispensar mais atenção e recursos para o setor educacional, desde o ensino básico até o ensino superior, passando pela educação técnico-profissionalizante.

- Ainda que todos os vetores econômicos sejam positivos, que os ventos continuem soprando a nosso favor, não teremos solidez para sustentar crescimento de longo prazo senão apoiados numa política vigorosa de educação, acessível a todos os brasileiros. A verdadeira inclusão social só é completa quando aliada à educação - declarou.



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de mão de obra qualificada é maior problema para construção civil, afirma CNI

Paim destaca pesquisa do Ipea sobre falta de mão de obra qualificada no país

CASILDO MALDANER QUER MUDANÇAS PROFUNDAS NO SEGURO-DESEMPREGO

Casildo Maldaner critica falta de planejamento na desoneração do etanol

Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros

Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina