Paim e Correios lançam carimbo em homenagem aos lanceiros negros
O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), participou na manhã desta quinta-feira (20), ao lado do diretor de administração dos Correios, Gabriel Pauli Fadel, do lançamento do carimbo comemorativo dos Correios Lanceiros Negros - Revolução Farroupilha, no Salão Nobre, onde também ocorreu apresentação de monólogo do ator Sirmar Antunes sobre o tema. A marca filatélica, que começa a circular em correspondências nacionais e internacionais nesta mesma data, é lançada no Dia Nacional da Consciência Negra.
O objetivo do carimbo é o de homenagear os lanceiros negros, escravos que lutaram ao lado do exército farrapo e que foram traídos e mortos no dia 11 de novembro de 1844, na região do Cerro de Porongos, localizado na região do atual município de Pinheiro Machado, em episódio que ficou conhecido como Traição dos Porongos. A morte de cerca de 800, dos 900 escravos lutadores, a quem havia sido prometida a liberdade em troca da participação na Revolução Farroupilha (1835-1845), foi condição imposta pelo Império para que a paz fosse firmada com os rebeldes gaúchos. A Corte temia que a libertação daquele grupo de escravos pudesse espalhar idéias abolicionistas no país, esclareceu Paim.
O senador retratou sua alegria com a homenagem, afirmando que a iniciativa tem o significado de resgate de parte da história do povo do Rio Grande do Sul e do país. Ele elogiou a atuação do ator Sirmar (que encenou com uma lança original de um lanceiro negro) e disse que estava esperançoso que esta etapa da história e outras em que os negros foram heróis sejam incluídas nos livros escolares brasileiros.
- Boa parte desta memória está escondida e apagada. São muitos os exemplos de negros que, no entanto, não são contadas às crianças negras, influenciando negativamente na auto-estima delas. Apenas Zumbi eles não conseguiram apagar, pois é um herói cultivado pelos negros e por todos aqueles, brancos ou negros, que lutam pela justiça e pelo fim de todo tipo de preconceito - declarou Paim.
Também os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Aelton Freitas (PL-MG) e Rodolpho Tourinho (PFL-BA), o deputado Tarcísio Zimmermmann (PT-RS) e o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, acompanharam o lançamento do carimbo. Zambiasi considerou válida a idéia de se resgatar a história dos lanceiros negros e disse que o país realmente tem uma -conta a pagar com os irmãos negros-.
20/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim acerta lançamento de selo em homenagem aos Lanceiros Negros
Paim homenageia Lanceiros Negros no mês da consciência negra
Correios lançam selo em homenagem ao Maláui
Correios lançam selo em homenagem à arte rupestre
Correios lançam selo em homenagem ao centenário do nascimento de Mário Lago
Correios lançam novo selo em homenagem ao navegador Américo Vespúcio